
Alabama, 1932. Os habitantes da pacata cidadezinha de Maycomb são em sua maioria pequenos agricultores, ainda sofrendo os efeitos da Crise de 1929. Num ambiente ameno em que todos se conhecem e se cumprimentam nas ruas, vivem os irmãos Jem e Scout Finch, ele um menino de 12 anos e ela sua irmã caçula, quatro anos mais nova.
Órfãos de mãe, os dois são cuidados pela babá, a negra Calpurnia, e o pai Atticus, advogado respeitado na cidade, que não se furta em atender gratuitamente os mais pobres. A infância normal, dividida entre a escola, as brincadeiras com o amigo Dill e as fantasias acerca do vizinho, o malvado Sr. Radley, aos poucos cederão espaço à crueldade do mundo adulto como, por exemplo, a discriminação.
Tudo começa quando seu pai resolve defender um negro acusado de ter estuprado uma moça branca. Toda a conservadora cidade se volta contra ele, embora a inocência do homem seja evidente. Assim, sua comovente defesa irá custar-lhe muitas inimizades...
Baseado num romance de Harper Lee, "O Sol é para Todos" é um excelente filme de tribunal. Realizado pelo cineasta Robert Mulligan, o filme apresenta, sob a ótica de duas crianças, preceitos básicos como a ética e a dignidade.
A direção de Mulligan é consistentemente boa, do início ao fim. Adicionalmente, "O Sol é para Todos" conta ainda com uma ótima trilha sonora, uma excelente fotografia em preto-e-branco e a magnífica direção de arte de Henry Bumstead.
Finalmente, Gregory Peck tem, talvez, a melhor atuação de sua carreira, nesse fabuloso e imperdível clássico.Um Filme Que Merece Ser Visto! EU RECOMENDO!
Comunidade do Filme no Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=10807070
Nenhum comentário:
Postar um comentário