quinta-feira, 15 de outubro de 2009

"O Sol é Para Todos" (Esse Filme Não Poderia Faltar)


Alabama, 1932. Os habitantes da pacata cidadezinha de Maycomb são em sua maioria pequenos agricultores, ainda sofrendo os efeitos da Crise de 1929. Num ambiente ameno em que todos se conhecem e se cumprimentam nas ruas, vivem os irmãos Jem e Scout Finch, ele um menino de 12 anos e ela sua irmã caçula, quatro anos mais nova.
Órfãos de mãe, os dois são cuidados pela babá, a negra Calpurnia, e o pai Atticus, advogado respeitado na cidade, que não se furta em atender gratuitamente os mais pobres. A infância normal, dividida entre a escola, as brincadeiras com o amigo Dill e as fantasias acerca do vizinho, o malvado Sr. Radley, aos poucos cederão espaço à crueldade do mundo adulto como, por exemplo, a discriminação.
Tudo começa quando seu pai resolve defender um negro acusado de ter estuprado uma moça branca. Toda a conservadora cidade se volta contra ele, embora a inocência do homem seja evidente. Assim, sua comovente defesa irá custar-lhe muitas inimizades...


Baseado num romance de Harper Lee, "O Sol é para Todos" é um excelente filme de tribunal. Realizado pelo cineasta Robert Mulligan, o filme apresenta, sob a ótica de duas crianças, preceitos básicos como a ética e a dignidade.
A direção de Mulligan é consistentemente boa, do início ao fim. Adicionalmente, "O Sol é para Todos" conta ainda com uma ótima trilha sonora, uma excelente fotografia em preto-e-branco e a magnífica direção de arte de Henry Bumstead.
Finalmente, Gregory Peck tem, talvez, a melhor atuação de sua carreira, nesse fabuloso e imperdível clássico.Um Filme Que Merece Ser Visto! EU RECOMENDO!


Comunidade do Filme no Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=10807070

Nenhum comentário:

Postar um comentário